Imagem de fundo em tonalidades de cinza com duas mãos. A mão da parte de cima à direita da figura está com os dedos bem abertos apontando para baixo; a mão da parte inferior às esquerda da figura tem os dedos abertos apontado para cima. As escritas estão na cor vermelha, bem como as linhas que entrelaçam dos dedos de cada uma das mãos. Há também a foto das duas debatedoras, ambas mulheres

Mesa de Abertura: “Indo e vindo: trânsitos entre universidade e sociedade”

Denise Cobello - Universidade Nacional das Artes (UNA, Argentina)

É formada em Atuação pela Universidade Nacional das Artes (UNA) e mestre em Estudos Teatrais pela Universidade Paris 3 - Sorbonne Nouvelle. Atualmente está na reta final do Doutorado em Artes na UNA com bolsa CONICET sediada no Instituto de Pesquisa Gino Germani (IIGG) da UBA. Participou de inúmeros projetos PIACyT do Departamento de Artes Dramáticas da UNA e é membro do Grupo de Estudos sobre Teatro, Política e Sociedade Contemporânea na América Latina do IIGG, FSOC, UBA. Foi bolseira do Fundo Nacional para as Artes, do Instituto Nacional de Teatro e do Programa Odysée do Ministério da Cultura francês. Desde 2016 faz parte do comitê editorial da revista Territorio Teatral do Departamento de Artes Dramáticas da UNA. É professora do Mestrado em Teatro e Artes Cênicas da UNA e do Programa de Educação a Distância da Universidade de Buenos Aires (UBA XXI). É também é atriz, performer e diretora de teatro. Os seus temas de investigação giram em torno da intersecção entre o teatro documental e as artes performativas.

Clarice Costa – Universidade Federal de Goiás (UFG)

Atualmente é docente da Universidade Federal de Goiás, na Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), sendo professora orientadora do Programa de Pós-Graduação Artes da Cena, EMAC, UFG. É coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Teatro Ludos com a produção das encenações: Dr. Raimundo Pelado (2022), Bordados (2022), Ofélias em Sangue, a odisseia das almas emparedadas (2020), Fragmentos de Mãe (2018). É doutora em Literatura Brasileira com a Tese de Doutorado Teatro e Teleteatro: Aproximações Híbridas (2011) pelo Instituto de Letras da UnB, onde também obteve o grau de mestre com a Dissertação de Mestrado O Elemento Cômico em Martins Pena (2000). É bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de São Paulo (1991). Foi coordenadora do Curso de Graduação Teatro Licenciatura (2017-2020), na Universidade Federal de Goiás. Na Universidade de Brasília (1997-2016), foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência-PIBID Teatro (2012-2016), coordenadora do Curso de Graduação Licenciatura em Artes Cênicas (2013-2015), (2001-3003); coordenadora de Prova Específica de Vestibular (1999-2000). Também foi Coordenadora Geral de Graduação da Universidade de Brasília (2003/2005).Possui experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Teatro, Pedagogia do Teatro, Encenação Teatral, Literatura Brasileira e Formação de Professores para o ensino do Teatro.